PROJETO - CAÇANDO PALAVRAS
ESCOLA
MUNICIPAL PROFESSORA ÁUREA MELO ZAMOR
TURMA:
F (06 anos – 1º. ano)
ELABORAÇÃO
- PROFESSORA SANDRA BEIJU -
SUPORTE
PEDAGÓGICO: ROSIANE CHAGAS
COORDENAÇÃO:
SANDRA SANTANA – GERAL
TÂNIA ALMEIDA –
PEDAGÓGICA
“Aprender a ler como se
a leitura fosse um ato mecânico, separado da compreensão, é um desastre que
acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos
idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e
rejeição em relação à escrita””
(Marlene Carvalho: in Guia Prático do
Alfabetizador)
Aracaju – SE, março de 2011.
PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler,
Escrever e Pensar!
“O
bom leitor não se faz por acaso. Quase sempre é formado na infância, antes
mesmo de saber ler, através do contato com a literatura infantil e de
experiências positivas no início da alfabetização”
Marlene Carvalho
1. A
ORIGEM DA IDEIA
Temos o privilégio de ter na Escola Municipal
Profa. Áurea Melo Zamor, no turno matutino, uma profissional da pedagogia que
além de promover sistematicamente uma atividade musical no acolhimento de todas
as crianças a partir das 07 horas da manhã, até às 07:30h, pode ser denominada
de “caçadora de livros”, posto que vários dias da semana ela nos oferece livros
novos, com novas histórias, novas ilustrações e novas fantasias a serem
saboreadas por todas as crianças da escola que freqüentam a Sala de Leitura, pelo menos
um dia na semana. Dessa vez o livro veio acompanhado da idéia para realização
de um projeto focando a leitura e a escrita. Foi por esse caminho que teve
origem o Projeto “Caçando Palavras”.
A “caçadora de livros” nos apresentou o belo livro de literatura PIRATA DE PALAVRAS, cuja autora é
Jussara Braga, com ilustrações de Ellen Pestili. Vale ressaltar um detalhe:
essa obra compõe o acervo literário encaminhado pelo Ministério da Educação a
todas as escolas públicas de ensino fundamental através do Programa Nacional do
Livro Didático 2010;2011;2012, com a seguinte recomendação “para uso nas salas de aulas de 1º. E 2º. Anos” Pois bem, Pirata de
Palavras foi lido e relido várias vezes na turma “F”, 1º ano. O livro circulou
de mão em mão, todas as crianças quiseram olhar e olhar “os desenhos” e ler a
história que está escrita nele. Passada essa etapa, veio a conversa pedagógica
sobre o desejo do “Pirata de Palavras” o menino Heitor, protagonista da
história. Ele se dizia pirata de palavras e imaginava com elas criar uma grande
história, daí Heitor sempre carregava consigo lápis e papel, e por onde passava
ia anotando palavras: de placas, luminosos, nomes de ruas, de objetos e etc.
Cada dia ele juntava palavras e assim, ia fazendo uma coleção delas. Nesse
sentido e com a turma motivada, foi lançada a proposta: vamos fazer um projeto
de caçar palavras? A aceitação foi imediata.
A atividade principal do Projeto Caçando Palavras consiste em mobilizar e orientar as
crianças a serem “caçadoras de palavras”, na rua, no trajeto que fazem de casa
à escola e em situações outras vividas com os seus familiares. Essa ação é
inspirada no personagem Heitor, já mencionado nesse texto.
PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler,
Escrever e Pensar!
2.
JUSTIFICATIVA
Cada vez mais pesquisas acadêmicas dão conta
de que crianças pequenas e em idade escolar possuem grande potencial intelectual
para novas aprendizagens, criação e adoção de bons hábitos e formação de
valores como: respeito, amizade, solidariedade. Não há período da vida humana
mais apropriado à introdução do hábito de leitura e interesse por livros que
não seja a infância, fase de muitas descobertas e aprendizagens, fase da rica
imaginação, da fantasia, da criação e do desenvolvimento das sensibilidades. É
gratificante testemunhar a manifestação do desejo e interesse de crianças que
estão na educação infantil, por livros e leitura. É nessa perspectiva que o Projeto Caçando Palavras está sendo
proposto, mobilizando as crianças a partir de estratégias de leitura e de
escrita sustentadas no lúdico, no prazer e na alegria das descobertas de
aprendizagens de novas palavras a cada dia, a cada ida e volta da escola para
casa.
A intenção primeira do Projeto “Caçando
Palavras” é contribuir diretamente na formação da compreensão por parte das
crianças de que a escrita é uma criação humana que está na nossa vida mesmo
antes de entrarmos na escola, e que por tudo isso, ela cumpre funções
imprescindíveis para a sociedade: registrar nomes, comunicar notícias,
registrar conhecimentos e informações, identificar objetos, lugares, coisas e
etc. Para além desse objetivo – ajudar cada criança a compreender a função
social da escrita – almeja-se potencializar a aprendizagem da leitura e da
escrita, por meio da interação direta das crianças com as palavras “caçadas” na
rua.
PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler,
Escrever e Pensar!
3.
OBJETIVO GERAL
Mobilizar as crianças a partir de estratégias
desafiadoras – caçar palavras na rua – com vista a levá-las a compreenderem a
função social da escrita, e por consequência a aprendizagem da leitura e da
escrita.
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Criar motivação lúdica no processo de
aprendizagem da leitura e da escrita;
II – Estimular as crianças a “caçarem
palavras” todos os dias da semana;
III – Promover a divulgação de todas as
palavras caçadas pelas crianças;
IV – Promover a leitura coletiva das palavras
caçadas;
V – Introduzir o uso do dicionário na pesquisa
sobre significado de palavras;
VI – Proporcionar situações interativas de
uso da escrita fora da escola, visando à compreensão da função social da
escrita;
VII – Potencializar o protagonismo infantil
no exercício do uso social da escrita, visando a construção da autonomia
intelectual da criança.
PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler,
Escrever e Pensar!
5.
METODOLOGIA
A atividade principal do Projeto Caçando Palavras terá o protagonismo das crianças. Cada uma
receberá uma caderneta pequena com 96 folhas pautadas na qual deverá fazer o
registro diário de palavras que encontram na rua, aproveitando o tempo e o
trajeto que fazem de casa para a escola, ida e volta. Todas as cadernetas foram
identificadas nominalmente e ilustradas pelas crianças.
Todo dia as palavras caçadas devem ser
apresentadas por cada criança em sala de aula, aí, serão lidas e transcritas
para uma lista identificada como “Lista das Palavras Caçadas”, datada e
assinada por toda turma. Na seqüência, a lista será arquivada em uma caixa
previamente preparada para essa finalidade pedagógica. Esse acervo de novas
palavras será organizado em ordem alfabética e utilizado em diversas atividades
de leitura e escrita realizadas em sala de aula.
O projeto também prevê o envolvimento das
mães ou da pessoa adulta responsável por cada criança. Todas serão convidadas a
conhecerem o projeto e chamadas a ajudarem a sua criança na realização da
atividade principal: caçar palavras na rua e efetivar o registro na caderneta
destinada a esse fim. Para isso, receberão orientações pessoalmente de forma
oral (por parte da professora), e também por escrito.
A temporalidade do presente projeto
estender-se-á por todo ano letivo do ano 2011.
6. RECURSOS
NECESSÁRIOS.
·
25 cadernetas pequenas destinadas ao registro das
palavras;
·
3 metros de plástico adesivo para forrar cadernetas;
·
25 etiquetas digitadas com identificação do Projeto;
·
Computador com impressora;
·
Papel A4, lápis de cores, cola, tesoura;
·
Recursos humanos – professora, crianças, Suporte
Pedagógico Coordenação da Escola e
familiares dos alunos envolvidos.
PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler,
Escrever e Pensar!
RESULTADOS
ESPERADOS
·
Crianças compreendendo a função social da escrita;
·
Crianças do 1º. ano motivadas e interessadas em
atividades de leitura e escrita;
·
Familiares das crianças envolvidos e comprometidos com
a suas aprendizagem das mesmas na escola;
·
Ampliação e melhoria do vocabulário das crianças;
·
Ampliação e melhoria da expressão oral das crianças;
·
Crianças apresentando mudanças no comportamento,
manifestando novos e positivos valores na convivência social.
AVALIAÇÃO
As atividades do Projeto Caçando Palavras
serão avaliadas nas reuniões pedagógicas previstas no calendário escolar,
fazendo uso dos registros e observações sistematizadas pela professora da turma
em relação aos seus alunos e pela suporte pedagógico;
Será criado um instrumental “aberto” –
entrevista; questionário, para que se possam avaliar as atividades junto às famílias
e aos demais segmentos da comunidade escolar.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Ministério
da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular
nacional para a educação infantil / Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 2002 – 3v.: il. - Volume 1:
Introdução; Volume 2: Formação pessoal e social; Volume 3: Conhecimento de
mundo.
LEMLE, Mirian. Guia teórico do alfabetizador. 3 ed., Ática, São Paulo:1995
KRAEMER, S. Com a pré-escola nas
mãos: uma alternativa curricular. São Paulo: Ática, 1999.
FERREIRO, Emília. A escrita... antes da
letra. IN: SINCLAIR, H. (ORG). A produção de
notações na criança. São Paulo: Autores Associados, 1990.
LITERATURA
INFANTIL – Acervo do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2010/2011/2012 - FNDE / MEC
BRAGA, Jussara. Pirata de Palavras. Ilustrações – Ellen
Pestili. São Paulo: Editora do Brasil, 2006
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