sábado, 1 de setembro de 2018


PROJETO - CAÇANDO PALAVRAS

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ÁUREA MELO ZAMOR

TURMA: F (06 anos – 1º. ano)    

ELABORAÇÃO - PROFESSORA SANDRA BEIJU -

SUPORTE PEDAGÓGICO:  ROSIANE CHAGAS

COORDENAÇÃO: SANDRA SANTANA – GERAL
                               TÂNIA ALMEIDA – PEDAGÓGICA




Caixa de texto: PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”

Para Ler, Escrever e Pensar!







“Aprender a ler como se a leitura fosse um ato mecânico, separado da compreensão, é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita””
 (Marlene Carvalho: in Guia Prático do Alfabetizador)







Aracaju – SE, março de 2011.

PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler, Escrever e Pensar!

“O bom leitor não se faz por acaso. Quase sempre é formado na infância, antes mesmo de saber ler, através do contato com a literatura infantil e de experiências positivas no início da alfabetização”
Marlene Carvalho
1. A ORIGEM DA IDEIA

Temos o privilégio de ter na Escola Municipal Profa. Áurea Melo Zamor, no turno matutino, uma profissional da pedagogia que além de promover sistematicamente uma atividade musical no acolhimento de todas as crianças a partir das 07 horas da manhã, até às 07:30h, pode ser denominada de “caçadora de livros”, posto que vários dias da semana ela nos oferece livros novos, com novas histórias, novas ilustrações e novas fantasias a serem saboreadas por todas as crianças da escola  que freqüentam a Sala de Leitura, pelo menos um dia na semana. Dessa vez o livro veio acompanhado da idéia para realização de um projeto focando a leitura e a escrita. Foi por esse caminho que teve origem o Projeto “Caçando Palavras”. A “caçadora de livros” nos apresentou o belo livro de literatura PIRATA DE PALAVRAS, cuja autora é Jussara Braga, com ilustrações de Ellen Pestili. Vale ressaltar um detalhe: essa obra compõe o acervo literário encaminhado pelo Ministério da Educação a todas as escolas públicas de ensino fundamental através do Programa Nacional do Livro Didático 2010;2011;2012, com a seguinte recomendação “para uso nas salas de aulas de 1º. E 2º. Anos” Pois bem, Pirata de Palavras foi lido e relido várias vezes na turma “F”, 1º ano. O livro circulou de mão em mão, todas as crianças quiseram olhar e olhar “os desenhos” e ler a história que está escrita nele. Passada essa etapa, veio a conversa pedagógica sobre o desejo do “Pirata de Palavras” o menino Heitor, protagonista da história. Ele se dizia pirata de palavras e imaginava com elas criar uma grande história, daí Heitor sempre carregava consigo lápis e papel, e por onde passava ia anotando palavras: de placas, luminosos, nomes de ruas, de objetos e etc. Cada dia ele juntava palavras e assim, ia fazendo uma coleção delas. Nesse sentido e com a turma motivada, foi lançada a proposta: vamos fazer um projeto de caçar palavras? A aceitação foi imediata.
A atividade principal do Projeto Caçando Palavras consiste em mobilizar e orientar as crianças a serem “caçadoras de palavras”, na rua, no trajeto que fazem de casa à escola e em situações outras vividas com os seus familiares. Essa ação é inspirada no personagem Heitor, já mencionado nesse texto.

PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler, Escrever e Pensar!

2. JUSTIFICATIVA

Cada vez mais pesquisas acadêmicas dão conta de que crianças pequenas e em idade escolar possuem grande potencial intelectual para novas aprendizagens, criação e adoção de bons hábitos e formação de valores como: respeito, amizade, solidariedade. Não há período da vida humana mais apropriado à introdução do hábito de leitura e interesse por livros que não seja a infância, fase de muitas descobertas e aprendizagens, fase da rica imaginação, da fantasia, da criação e do desenvolvimento das sensibilidades. É gratificante testemunhar a manifestação do desejo e interesse de crianças que estão na educação infantil, por livros e leitura. É nessa perspectiva que o Projeto Caçando Palavras está sendo proposto, mobilizando as crianças a partir de estratégias de leitura e de escrita sustentadas no lúdico, no prazer e na alegria das descobertas de aprendizagens de novas palavras a cada dia, a cada ida e volta da escola para casa.

A intenção primeira do Projeto “Caçando Palavras” é contribuir diretamente na formação da compreensão por parte das crianças de que a escrita é uma criação humana que está na nossa vida mesmo antes de entrarmos na escola, e que por tudo isso, ela cumpre funções imprescindíveis para a sociedade: registrar nomes, comunicar notícias, registrar conhecimentos e informações, identificar objetos, lugares, coisas e etc. Para além desse objetivo – ajudar cada criança a compreender a função social da escrita – almeja-se potencializar a aprendizagem da leitura e da escrita, por meio da interação direta das crianças com as palavras “caçadas” na rua.



PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler, Escrever e Pensar!



3. OBJETIVO GERAL

Mobilizar as crianças a partir de estratégias desafiadoras – caçar palavras na rua – com vista a levá-las a compreenderem a função social da escrita, e por consequência a aprendizagem da leitura e da escrita.



4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I – Criar motivação lúdica no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;

II – Estimular as crianças a “caçarem palavras” todos os dias da semana;

III – Promover a divulgação de todas as palavras caçadas pelas crianças;

IV – Promover a leitura coletiva das palavras caçadas;

V – Introduzir o uso do dicionário na pesquisa sobre significado de palavras;

VI – Proporcionar situações interativas de uso da escrita fora da escola, visando à compreensão da função social da escrita;

VII – Potencializar o protagonismo infantil no exercício do uso social da escrita, visando a construção da autonomia intelectual da criança.







PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler, Escrever e Pensar!

5. METODOLOGIA

A atividade principal do Projeto Caçando Palavras terá o protagonismo das crianças. Cada uma receberá uma caderneta pequena com 96 folhas pautadas na qual deverá fazer o registro diário de palavras que encontram na rua, aproveitando o tempo e o trajeto que fazem de casa para a escola, ida e volta. Todas as cadernetas foram identificadas nominalmente e ilustradas pelas crianças.
Todo dia as palavras caçadas devem ser apresentadas por cada criança em sala de aula, aí, serão lidas e transcritas para uma lista identificada como “Lista das Palavras Caçadas”, datada e assinada por toda turma. Na seqüência, a lista será arquivada em uma caixa previamente preparada para essa finalidade pedagógica. Esse acervo de novas palavras será organizado em ordem alfabética e utilizado em diversas atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula.

O projeto também prevê o envolvimento das mães ou da pessoa adulta responsável por cada criança. Todas serão convidadas a conhecerem o projeto e chamadas a ajudarem a sua criança na realização da atividade principal: caçar palavras na rua e efetivar o registro na caderneta destinada a esse fim. Para isso, receberão orientações pessoalmente de forma oral (por parte da professora), e também por escrito.
A temporalidade do presente projeto estender-se-á por todo ano letivo do ano 2011.


6. RECURSOS NECESSÁRIOS.

·        25 cadernetas pequenas destinadas ao registro das palavras;
·        3 metros de plástico adesivo para forrar cadernetas;
·        25 etiquetas digitadas com identificação do Projeto;
·        Computador com impressora;
·        Papel A4, lápis de cores, cola, tesoura;
·        Recursos humanos – professora, crianças, Suporte Pedagógico  Coordenação da Escola e familiares dos alunos envolvidos.


PROJETO “CAÇANDO PALAVRAS”
Para Ler, Escrever e Pensar!

RESULTADOS ESPERADOS

·        Crianças compreendendo a função social da escrita;
·        Crianças do 1º. ano motivadas e interessadas em atividades de leitura  e escrita;
·        Familiares das crianças envolvidos e comprometidos com a suas aprendizagem das mesmas na escola;
·        Ampliação e melhoria do vocabulário das crianças;
·        Ampliação e melhoria da expressão oral das crianças;
·        Crianças apresentando mudanças no comportamento, manifestando novos e positivos valores na convivência social.



AVALIAÇÃO

As atividades do Projeto Caçando Palavras serão avaliadas nas reuniões pedagógicas previstas no calendário escolar, fazendo uso dos registros e observações sistematizadas pela professora da turma em relação aos seus alunos e pela suporte pedagógico;

Será criado um instrumental “aberto” – entrevista; questionário, para que se possam avaliar as atividades junto às famílias e aos demais segmentos da comunidade escolar.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 2002 – 3v.: il. - Volume 1: Introdução; Volume 2: Formação pessoal e social; Volume 3: Conhecimento de mundo.

LEMLE, Mirian. Guia teórico do alfabetizador. 3 ed.,  Ática, São Paulo:1995
KRAEMER, S. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular. São Paulo: Ática, 1999.

FERREIRO, Emília. A escrita... antes da letra. IN: SINCLAIR, H. (ORG). A produção de notações na criança. São Paulo: Autores Associados, 1990.


LITERATURA INFANTIL – Acervo do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2010/2011/2012  - FNDE / MEC


BRAGA, Jussara. Pirata de Palavras. Ilustrações – Ellen Pestili. São Paulo: Editora do Brasil, 2006




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