sábado, 1 de setembro de 2018

III  FESTA DO SACI

Escola Municipal de Educação Infantil Profa. Áurea Melo/Zamor
Praça Dario Ferreira Nunes S/N
Conjunto Orlando Dantas – Bairro São Conrado
Aracaju – SE
Telefone – 3179-1712
BLOG: aureamelozamor.blogspot.com
                      EMAIL: emeiaureamelozamor@gmail.com

Coordenação Geral: Marilu Anjos
Coordenação Pedagógica: Sandra Santana


III FESTA DO SACI PERERÊ: VIVÊNCIAS CULTURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Responsáveis/propositoras e autoras do Projeto
                         Rosiane Chagas – Pedagoga
                         Sandra Maria Xavier Beiju – professora



Abrangência: um mês
Período de execução: outubro de 2012


Quando se tira da criança a possibilidade de conhecer este ou aquele aspecto da realidade, na verdade se está alienando-a da sua capacidade de construir o seu conhecimento. Porque o ato de conhecer é tão vital como comer ou dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém. A escola em geral tem esta prática, a de que o conhecimento pode ser doado, impedindo que a criança e, também os professores o construam. Só assim a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora. E é esta vida que precisa ser resgatada pela escola. Muito temos que caminhar para isso, mas é no hoje que vamos viabilizando esse sonho de amanhã.
Madalena Freire.












Aracaju – SE, outubro de 2012

JUSTIFICATIVA

Acho a criatura humana muito mais interessante no período infantil do que depois de idiotamente tornar-se adulta.
Monteiro Lobato


Para inicio de conversa ou apresentação do projeto aqui posto, manifestamos a necessidade de expressar os princípios e pressupostos teóricos/metodológicos que fundamentam a nossa concepção de escola, de educação e de criança. Para nosso entendimento, escola é lugar de:

ü  Aprendizagens dos códigos escritos e lingüísticos;
ü  Construção de identidades;
ü  Desenvolver e vivenciar práticas culturais;
ü  Fazer formação humana (artística, filosófica, política, literária, científica etc)
ü  Desenvolver o protagonismo infantil/estudantil;
ü  Potencializar expressão oral, expressão corporal e desenvolvimento do pensar crítico;
ü  Criar intimidade no manuseio diário de livros e outros materiais impressos para finalidades de leitura, estudo e pesquisa ou ainda por prazer e curiosidade para aprender coisas novas;
ü  Interagir com as mídias voltadas a produção da comunicação humana.

Sendo uma escola de educação infantil, que é o nosso caso, não podemos deixar de fora da lista acima, a realização de atividades pedagógicas que primem pela ludicidade: o jogo, a fantasia, a magia, visando “explorar” o imaginário infantil no processo de construção e apropriação dos conhecimentos por meio dos conteúdos propostos.
Entende-se a criança como um ser histórico em pleno desenvolvimento psico-emocional e intelectual, especialmente na fase da vida escolar, com capacidades múltiplas de aprendizagem e com capacidades criativas. Crianças são seres que sonham, ficam alegres, ficam tristes, sentem desejos, têm vontades e sabem dizer o que pensam sobre as coisas que lhes apresentamos, como por exemplo, as tarefas escolares. Criança interage com as práticas socais e produz cultura. Nós pessoas adultas, precisamos exercitar muito mais a “paciência” para ouvir, para olhar e para compreender a criança como sujeito.
Fundamentado da concepção de educação como um fazer que exige ação e reflexão críticas e está sempre em volta de desafios, contradições e complexidades, visto que é uma prática humana, nasceu o projeto aqui apresentado. A idéia veio de uma “descoberta” em pesquisa na internet, visando a “inovação” do calendário de “datas comemorativas” que ano a ano nos é oferecido na escola, como parte do planejamento anual do trabalho letivo.  Eis que descobrimos que o último dia do mês de outubro passou, em alguns municípios do Brasil e no estado de São Paulo, a ser declarado dia Nacional do Saci. No interior de São Paulo um grupo de pessoas criou uma organização denominada Sociedade dos Observadores de Saci – SOSACI, para realizar a festa do Saci anualmente. Essa iniciativa, informa o texto acessado na internet, tem a intenção de fazer contraposição a “invasão” da festa em comemoração ao dia da bruxa – cultura tipicamente originária de país norte americano, pois como nos diz Lobato: Nada de imitar seja lá quem for. Temos de ser nós mesmos. Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir.
Como é sabido, o Saci é um personagem do folclore brasileiro bastante conhecido das crianças. No mês de agosto faz-se “estudos” sobre esse ser encantado. Daí vem à possibilidade de criação de novas e mais amplas atividades e ações pedagógicas. A proposta foi discutida e todo turno matutino se envolveu com a realização da Festa do Saci. Nesse ano de 2012, a escola fez a III edição da referida festa.
A motivação pedagógica mais forte e que embalou toda a preparação da festa foi fazer o mergulho literário com as crianças, na obra do escritor Monteiro Lobato. Foi um acervo literário vasto, vários livros da autoria do citado escritor foram selecionados para leitura e manuseio por parte das crianças, sendo todo esse trabalho coordenado pela pedagoga do turno matutino da escola, que já promove há anos um trabalho de Sala de Leitura e tentativas de articulação desse trabalho com as práticas nas salas de aulas. Além, do estudo literário de Monteiro Lobato, outros autores que escreveram sobre o Saci também participaram do estudo. Como complemento as leituras, houve exibição do vídeo com a série de TV Sítio do Pica Pau Amarelo. Nessa construção cada professora planejou estudo de personagens específicos, selecionou textos para leitura coletiva, orientou produção e ilustração textual, representação de personagens e criação de peças teatrais. Outro elemento importante nessa ação pedagógica foi a música. Nesse sentido, a pedagoga do turno matutino providenciou um repertório musical voltado à temática em estudo, e todas as manhãs apresentou as crianças na atividade “Bom dia, com cantoria”. As atividades aconteceram durante todo mês de outubro e no dia 31, tivemos o ponto alto – a Festa do Saci, com todos os convidados e as convidadas
Essa é uma ação pedagógica que envolve prática e vivência cultural articulada a processos de aprendizagens de conhecimentos. É notável que as crianças aprendem sobre Monteiro Lobato; que aprendem sobre o papel dos seres encantados – Saci e seus amigos – como protetores da natureza; que se sentem felizes e valorizadas sendo protagonistas nas atividades; que melhoram na sua capacidade de expressão oral e expressão corporal e por fim, observa-se um interesse muito forte por livros de literatura e outros livros também. Estão sempre folheando, olhando gravuras e fazendo perguntas sobre o que enxergam nos livros.

OBJETIVOS
1.    Promover ação pedagógica como prática cultural na educação infantil, visando não só a produção apropriação de conhecimentos por parte das crianças, mas por meio do protagonismo, melhorar a expressão da oralidade e a expressão corporal;
2.    Motivar a criação de identidades culturais na infância;
3.    Potencializar o texto literário infantil como elemento de mediação na construção da leitura e da escrita de forma prazerosa, lúdica e criativa;
4.    Estimular o imaginário infantil nos aspectos da fantasia, da magia, da alegria, visando desenvolver as capacidades de criação e autonomia do pensamento.
COMPONENTES CURRICULARES
ü  Oralidade e corporalidade;
ü  Literatura e relação com escrita e leitura;
ü  Vivência cultural;
ü  Linguagem teatral;
ü  Experiência estética de representação;
ü  Identidade cultural;
ü  Vivência coletiva;
ü  Interpretação musical.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
ü  Leituras coletivas – estudo da obra de Monteiro Lobato;
ü  Ensaios musical;
ü  Produção textual;
ü  Ilustração textual;
ü  Estudo de personagens escolhidos;
ü  Representação teatral;
ü  Exibição de vídeos da Série Sítio do Pica Pau Amarelo;
ü  Pesquisa usando recurso da internet;
ü  Situando espaço geográfico no mapa;
RESULTADOS OBTIDOS
ü  Melhoria na expressão da oralidade;
ü  Melhoria na expressão corporal;
ü  Ampliação do interesse por livros de literatura;
ü  Crianças com conhecimentos sobre Monteiro Lobato;
ü  Crianças compreendendo o papel dos seres encantados, como o Saci e os seus amigos, na defesa e proteção da natureza;
ü  Encantamento das crianças com os personagens estudados, especial mente o Saci Pererê;
ü  Melhoria na capacidade de criar narrativas e recriar textos que foram lidos coletivamente;
ü  Ampliação do vocabulário infantil;
ü  Ampliação do universo cultural.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da
Educação. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 2002 – 3v.: il. - Volume 1: Introdução; Volume 2: Formação pessoal e social; Volume 3: Conhecimento de mundo.

Resolução  nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacional Para a Educaçao Infantil.

KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular. São Paulo: Ática, 1999.

KISHIMOTO, Tizuto Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo:
Pioneira, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 3ª. Edição – Rio de Janeiro: Nova Frontreira, 1984.

WEFFORT, Madalena Freire. A paixão de conhecer o mundo. 9ª. Edição   Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 

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