III FESTA DO SACI
Escola Municipal de Educação Infantil Profa. Áurea Melo/Zamor
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Escola Municipal de Educação Infantil Profa. Áurea Melo/Zamor
Praça Dario Ferreira Nunes S/N
Conjunto Orlando Dantas – Bairro
São Conrado
Aracaju – SE
Telefone – 3179-1712
BLOG:
aureamelozamor.blogspot.com
EMAIL: emeiaureamelozamor@gmail.com
Coordenação
Geral: Marilu Anjos
Coordenação
Pedagógica: Sandra Santana
III
FESTA DO SACI PERERÊ: VIVÊNCIAS CULTURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Responsáveis/propositoras
e autoras do Projeto
Rosiane
Chagas – Pedagoga
Sandra Maria Xavier
Beiju – professora
Abrangência: um mês
Período de
execução: outubro de 2012
Quando se tira da
criança a possibilidade de conhecer este ou aquele aspecto da realidade, na
verdade se está alienando-a da sua capacidade de construir o seu conhecimento.
Porque o ato de conhecer é tão vital como comer ou dormir, e eu não posso comer
ou dormir por alguém. A escola em geral tem esta prática, a de que o
conhecimento pode ser doado, impedindo que a criança e, também os professores o
construam. Só assim a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim
VIDA, aqui e agora. E é esta vida que precisa ser resgatada pela escola. Muito
temos que caminhar para isso, mas é no hoje que vamos viabilizando esse sonho
de amanhã.
Madalena Freire.
Aracaju – SE, outubro de
2012
JUSTIFICATIVA
Acho a criatura humana muito mais
interessante no período infantil do que depois de idiotamente tornar-se adulta.
Monteiro
Lobato
Para
inicio de conversa ou apresentação do projeto aqui posto, manifestamos a
necessidade de expressar os princípios e pressupostos teóricos/metodológicos
que fundamentam a nossa concepção de escola, de educação e de criança. Para
nosso entendimento, escola é lugar de:
ü
Aprendizagens
dos códigos escritos e lingüísticos;
ü
Construção
de identidades;
ü
Desenvolver
e vivenciar práticas culturais;
ü
Fazer
formação humana (artística, filosófica, política, literária, científica etc)
ü
Desenvolver
o protagonismo infantil/estudantil;
ü
Potencializar
expressão oral, expressão corporal e desenvolvimento do pensar crítico;
ü
Criar
intimidade no manuseio diário de livros e outros materiais impressos para
finalidades de leitura, estudo e pesquisa ou ainda por prazer e curiosidade
para aprender coisas novas;
ü
Interagir
com as mídias voltadas a produção da comunicação humana.
Sendo
uma escola de educação infantil, que é o nosso caso, não podemos deixar de fora
da lista acima, a realização de atividades pedagógicas que primem pela ludicidade:
o jogo, a fantasia, a magia, visando “explorar” o imaginário infantil no
processo de construção e apropriação dos conhecimentos por meio dos conteúdos propostos.
Entende-se
a criança como um ser histórico em pleno desenvolvimento psico-emocional e
intelectual, especialmente na fase da vida escolar, com capacidades múltiplas
de aprendizagem e com capacidades criativas. Crianças são seres que sonham,
ficam alegres, ficam tristes, sentem desejos, têm vontades e sabem dizer o que
pensam sobre as coisas que lhes apresentamos, como por exemplo, as tarefas
escolares. Criança interage com as práticas socais e produz cultura. Nós
pessoas adultas, precisamos exercitar muito mais a “paciência” para ouvir, para
olhar e para compreender a criança como sujeito.
Fundamentado
da concepção de educação como um fazer que exige ação e reflexão críticas e
está sempre em volta de desafios, contradições e complexidades, visto que é uma
prática humana, nasceu o projeto aqui apresentado. A idéia veio de uma
“descoberta” em pesquisa na internet, visando a “inovação” do calendário de
“datas comemorativas” que ano a ano nos é oferecido na escola, como parte do
planejamento anual do trabalho letivo. Eis
que descobrimos que o último dia do mês de outubro passou, em alguns municípios
do Brasil e no estado de São Paulo, a ser declarado dia Nacional do Saci. No
interior de São Paulo um grupo de pessoas criou uma organização denominada
Sociedade dos Observadores de Saci – SOSACI, para realizar a festa do Saci
anualmente. Essa iniciativa, informa o texto acessado na internet, tem a
intenção de fazer contraposição a “invasão” da festa em comemoração ao dia da
bruxa – cultura tipicamente originária de país norte americano, pois como nos
diz Lobato: Nada de imitar seja lá quem
for. Temos de ser nós mesmos. Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não
seguir.
Como
é sabido, o Saci é um personagem do folclore brasileiro bastante conhecido das
crianças. No mês de agosto faz-se “estudos” sobre esse ser encantado. Daí vem à
possibilidade de criação de novas e mais amplas atividades e ações pedagógicas.
A proposta foi discutida e todo turno matutino se envolveu com a realização da
Festa do Saci. Nesse ano de 2012,
a escola fez a III edição da referida festa.
A
motivação pedagógica mais forte e que embalou toda a preparação da festa foi
fazer o mergulho literário com as crianças, na obra do escritor Monteiro
Lobato. Foi um acervo literário vasto, vários livros da autoria do citado
escritor foram selecionados para leitura e manuseio por parte das crianças,
sendo todo esse trabalho coordenado pela pedagoga do turno matutino da escola,
que já promove há anos um trabalho de Sala de Leitura e tentativas de
articulação desse trabalho com as práticas nas salas de aulas. Além, do estudo
literário de Monteiro Lobato, outros autores que escreveram sobre o Saci também
participaram do estudo. Como complemento as leituras, houve exibição do vídeo
com a série de TV Sítio do Pica Pau Amarelo. Nessa construção cada professora planejou
estudo de personagens específicos, selecionou textos para leitura coletiva,
orientou produção e ilustração textual, representação de personagens e criação
de peças teatrais. Outro elemento importante nessa ação pedagógica foi a
música. Nesse sentido, a pedagoga do turno matutino providenciou um repertório
musical voltado à temática em estudo, e todas as manhãs apresentou as crianças
na atividade “Bom dia, com cantoria”. As atividades aconteceram durante todo
mês de outubro e no dia 31, tivemos o ponto alto – a Festa do Saci, com todos
os convidados e as convidadas
Essa
é uma ação pedagógica que envolve prática e vivência cultural articulada a
processos de aprendizagens de conhecimentos. É notável que as crianças aprendem
sobre Monteiro Lobato; que aprendem sobre o papel dos seres encantados – Saci e
seus amigos – como protetores da natureza; que se sentem felizes e valorizadas
sendo protagonistas nas atividades; que melhoram na sua capacidade de expressão
oral e expressão corporal e por fim, observa-se um interesse muito forte por livros
de literatura e outros livros também. Estão sempre folheando, olhando gravuras
e fazendo perguntas sobre o que enxergam nos livros.
OBJETIVOS
1. Promover ação pedagógica como prática
cultural na educação infantil, visando não só a produção apropriação de
conhecimentos por parte das crianças, mas por meio do protagonismo, melhorar a
expressão da oralidade e a expressão corporal;
2. Motivar a criação de identidades
culturais na infância;
3. Potencializar o texto literário
infantil como elemento de mediação na construção da leitura e da escrita de
forma prazerosa, lúdica e criativa;
4. Estimular o imaginário infantil nos
aspectos da fantasia, da magia, da alegria, visando desenvolver as capacidades
de criação e autonomia do pensamento.
COMPONENTES CURRICULARES
ü Oralidade e corporalidade;
ü Literatura e relação com escrita e
leitura;
ü Vivência cultural;
ü Linguagem teatral;
ü Experiência estética de representação;
ü Identidade cultural;
ü Vivência coletiva;
ü Interpretação musical.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
ü
Leituras
coletivas – estudo da obra de Monteiro Lobato;
ü
Ensaios
musical;
ü
Produção
textual;
ü
Ilustração
textual;
ü
Estudo
de personagens escolhidos;
ü
Representação
teatral;
ü
Exibição
de vídeos da Série Sítio do Pica Pau Amarelo;
ü
Pesquisa
usando recurso da internet;
ü
Situando
espaço geográfico no mapa;
RESULTADOS OBTIDOS
ü
Melhoria
na expressão da oralidade;
ü
Melhoria
na expressão corporal;
ü
Ampliação
do interesse por livros de literatura;
ü
Crianças
com conhecimentos sobre Monteiro Lobato;
ü
Crianças
compreendendo o papel dos seres encantados, como o Saci e os seus amigos, na
defesa e proteção da natureza;
ü
Encantamento
das crianças com os personagens estudados, especial mente o Saci Pererê;
ü
Melhoria
na capacidade de criar narrativas e recriar textos que foram lidos
coletivamente;
ü
Ampliação
do vocabulário infantil;
ü
Ampliação
do universo cultural.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro
de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da
Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a
educação infantil / Ministério da
Educação.
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 2002 – 3v.: il. -
Volume 1: Introdução; Volume 2: Formação pessoal e social; Volume 3:
Conhecimento de mundo.
Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes
Curriculares Nacional Para a Educaçao Infantil.
KRAMER, S. Com
a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular. São Paulo: Ática, 1999.
KISHIMOTO,
Tizuto Morchida. O jogo e a educação infantil.
São Paulo:
Pioneira,
2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 3ª. Edição – Rio de Janeiro: Nova
Frontreira, 1984.
WEFFORT, Madalena Freire. A paixão de conhecer o mundo. 9ª.
Edição Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1983
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