domingo, 25 de julho de 2010

PROPOSTA DE TEMAS PARA SEREM INCORPORADOS, COMO CONTEÚDOS DE ESTUDO, A PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDA PELA SEMED NA HORA DE ESTUDO.

Aracaju-SE, 19 de maio de 2010.


ÁREA: EDUCAÇÃO INFANTIL ANO: 2010



Ilustríssima Secretária,


Na condição de professoras do Sistema Municipal de Educação de Aracaju, atuando como docentes na Educação Infantil vimos solicitar a Vossa Senhoria encaminhamentos no sentido de promover a realização de momentos e formas diversas (seminário, curso intensivo, palestra, aulas práticas/oficinas etc.) de estudo das temáticas pontuadas abaixo, considerando que estas vêm se revelando na prática escolar cotidiana como uma necessidade para ampliarmos a qualidade das atividades pedagógicas essenciais (ensino e aprendizagem).

Ressalta-se ainda que novos conteúdos para estudo, surgidos da e na prática escolar, podem mobilizar e potencializar maior participação dos docentes da educação infantil no espaço institucional da Hora de Estudo e, assim, contribuir mais efetivamente para a melhoria do desenvolvimento intelectual e da aprendizagem das crianças que freqüentam a Escola Municipal de Educação Infantil. Mesmo temáticas que já foram ofertadas pela SEMED, na Hora de Estudo, podem ser recolocadas/retomadas, pois há a possibilidade de novas abordagens e debates, que contribuem para a aprendizagem do coletivo de professoras e professores.


RELAÇÃO DOS TEMAS

1. Curso de Primeiros Socorros a crianças.

Justificativa: durante toda semana passamos diariamente mais de 04 horas dentro das escolas exercendo o papel docente e como responsáveis diretas por todas as crianças que formam a nossa turma e sabe-se que criança pequena é mais suscetível a sofrer “acidentes”: quedas, engasgo, ferir-se com objetos; vômitos repentinos, febre, sangramento (nasal ou oral); picada de inseto e etc. Como agir no momento imediato da ocorrência, até que se chegue à presença de médicos? Precisamos nos apropriar de informações, conhecimento e algumas técnicas básicas para prestar o socorro corretamente.

2. Fazer a identificação e caracterização, na sala de aula, da criança com necessidade especial.

Justificativa: Em tempo de Inclusão escolar institucional defendida como direito da criança e da sua família, precisamos acessar conhecimentos teóricos na área das necessidades especiais, bem como ter a condição estrutural e apoio técnico para trabalhar pedagogicamente com a criança que se encontrar nesta situação. Como identificar esta criança e o que fazer para ajudá-la?
Observação: essa temática surgiu nas discussões ocorridas na Hora de Estudo do dia 28/04/2010, a partir do relato de uma professora que atualmente enfrenta uma situação muito complexa com uma criança, com necessidade especial, que integra a sua turma. A Coordenadora da Educação Infantil / SEMED, assumiu o compromisso de encaminhar a questão.

3. Literatura Infantil e Contação de História.

Justificativa: não se trata de apenas se ter acesso a um acervo bibliográfico mínimo, mas sobretudo de estudarmos concepções e conhecermos experiências que potencializem a Literatura Infantil enquanto um instrumento pedagógico que pode “recuperar”: a fantasia, a magia, o imaginário criativo da primeira infância, as grandes descobertas e aprendizagens, que contribuem para formar homens e mulheres emancipados intelectualmente, com iniciativa de intervir na sociedade para torná-la humanizada. Isso tudo se dará no processo de construção e formação de novos valores: respeito a todas as formas de vida, a todas as culturas, a todos os povos e a mãe natureza.
A Contação de História, é um componente integrante essencial da Literatura e sabe-se que é muito mais do que abrir um livro e “ler a história”, é preciso nos apropriarmos de técnicas e metodologias que enriqueçam a nossa prática pedagógica e que nos inspirem a criar e recriar novas práticas a partir dos “efeitos” que observarmos nos nossos alunos e alunas.

4. Recreação e Atividade Física.


Justificativa: frequentemente vemos matéria na mídia televisiva abordando novos problemas de saúde em crianças, como: alteração na pressão arterial, alteração nas taxas de colesterol, obesidade e outros. Em muitos casos, os especialistas atribuem o surgimento dos problemas ao sedentarismo, além da alimentação inadequada. Sabe-se que as crianças que temos na escola pública não tem, pela própria condição de vida, muitas oportunidades de fazer atividade física brincando, como: jogar bola, andar de bicicleta, correr de pega pega na rua. Muitas moram em “Vilas” com espaços bastante limitados, não tem bicicleta ou mesmo bola, e se tem, não dispõem de espaço apropriado para usá-los. Nesse sentido, e como o próprio material didático “Aprende Brasil” já prevê essas atividades, precisamos estudar técnicas e metodologias com profissionais da área, para realizarmos na escola, atividades alegres, participativas, que favoreçam a interação entre as crianças e que também sejam seguras para a saúde delas. Faz-se necessário instituir essas atividades enquanto rotina diária ou semanal na escola de educação infantil.




5. Expressão da Oralidade

Justificativa: talvez esse estudo deva ser realizado com especialista da área de fonodiaulogia. A questão aqui é: como a escola pode ajudar crianças de 04, 05 e 06 anos que não conseguem expressar oralmente palavras simples, usadas cotidianamente, como por exemplo: “banheiro” (a criança fala: balêlo). Isso não é caso isolado, é muito comum nas turmas de educação infantil e muitas vezes, acaba por prejudicar o desenvolvimento da linguagem oral, e mais adiante, a apropriação da língua escrita por parte da criança. Como a professora deve agir, ao deparar-se com situação como esta na sala de aula?

6. Educação Ambiental na Educação Infantil

Justificativa: Estamos no momento histórico no qual eclode a todo instante e de modo impactante a problemática do meio ambiente e da nossa ameaçada “qualidade de vida”. A escola de educação infantil é um lugar potencialmente adequado a se trabalhar as questões ambientais, porque lá, os seus atores protagonistas – as crianças – estão “sedentas” de curiosidades, querem descobrir e aprender coisas novas todo dia, Elas possuem uma capacidade infinita de aprendizagem, basta que a situação e as condições sejam estabelecidas para isto. Daí precisarmos estudar projetos já realizados ou em andamento, visitarmos órgãos de pesquisa no nosso Estado, conhecermos experiências exitosas, inclusive na própria escola municipal de Aracaju. Precisamos ainda ter acesso a vasto acervo teórico para levantarmos subsídios que fundamentem projetos específicos para as escolas de educação infantil.


7. Música, Dança e outras Artes.

Justificativa:

Os elementos acima citados são essenciais em qualquer ação de formação humana, sobretudo com crianças pequenas, que por natureza se sentem atraídas por sons, ritmos, formas e cores.
Podemos aprender algumas técnicas, alguns passos, alguns ritmos para praticarmos com nossos alunos, dentro de um planejamento de atividades que certamente contribuirão significativamente no processo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual.








Esperando contar com o efetivo apoio de Vossa Senhoria, bem como da Coordenação de Educação Infantil, despedimo-nos, apresentando votos de respeito.


Atenciosamente,


Professoras do Sistema Municipal de Aracaju, docentes na Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Aracaju.





OBS: este documento será posteriormente protocolado contendo assinaturas de professoras que concordam com esta proposta.

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